Quando é indicada?
A cirurgia torácica robótica é indicada nos casos em que o paciente precisa de um procedimento menos invasivo na região do tórax.
A técnica é particularmente útil para pessoas que requerem procedimentos complexos, que podem ser difíceis de realizar com técnicas tradicionais abertas ou mesmo com a cirurgia toracoscópica assistida por vídeo (VATS).
A escolha pela cirurgia robótica depende da condição do paciente, do tipo de doença e da experiência do cirurgião com a tecnologia.
Doenças tratadas por meio da Cirurgia Torácica Robótica
A cirurgia torácica robótica é empregada no tratamento de várias doenças, como, por exemplo, as listadas abaixo:
- Câncer de Pulmão: a cirurgia torácica robótica pode ser usada para a ressecção de tumores e linfonodos.
- Nódulos Pulmonares: o procedimento também é indicado para a realização de biópsias e ressecção de nódulos suspeitos nos pulmões
- Mediastino: a técnica também é recomendada para a remoção de tumores e cistos mediastinais.
- Doenças Esofágicas: a cirurgia torácica robótica também é usada no tratamento de condições como Cisto de Duplicação Esofáfica.
- Miastenia Gravis: o procedimento é indicado para a ressecção do timo, o que pode melhorar os sintomas da miastenia gravis, doença autoimune que afeta a comunicação entre músculos e nervos.
- Doenças Diafragmáticas: é recomendado para o tratamento de hérnias diafragmáticas congênitas e traumáticas, além da eventração diafragmática.
- Síndrome do Desfiladeiro Torácico: pode ser realizada quando a ressecção da 1ª costela está indicada.
Benefícios da técnica
A cirurgia torácica robótica oferece diversos benefícios em comparação às técnicas tradicionais. As principais vantagens são:
- A possibilidade de realizar procedimentos menos invasivos, com pequenas incisões que resultam em menos dor e menor risco de infecção e sangramentos;
- A tecnologia oferece ao cirurgião movimentos mais precisos e mais assertividade no procedimento, gerando uma ressecção mais refinada e precisa, principalmente em neoplasias;
- A visualização das estruturas anatômicas e órgãos é aprimorada pelo uso de imagens 3D de alta definição;
- Pacientes que passam por uma cirurgia torácica robótica costumam ter uma recuperação mais rápida e menor tempo de internação.
Principais procedimentos
Os principais procedimentos realizados com a cirurgia torácica robótica são:
- Lobectomia Pulmonar Robótica;
- Segmentectomia Pulmonar Anatômica Robótica;
- Linfadenectomia Hilar e Mediastinal;
- Timectomia Robótica;
- Ressecção de Nódulos Pulmonares;
- Ressecção de Tumores Mediastinais.
A cirurgia torácica robótica é um exemplo claro de como a tecnologia vem transformando a medicina, oferecendo novas possibilidades e melhores resultados para os pacientes. Para mais informações, agende uma consulta com o Dr. Gustavo Bandeira!
Quando procurar um cirurgião torácico?
O paciente deve ser encaminhado ao cirurgião torácico para diagnóstico, tratamento cirúrgico e manejo de doenças e condições que acometem a região do tórax, como, por exemplo, doenças de pulmão e esôfago.
O transplante de pulmões também é da competência do cirurgião torácico, assim como o tratamento cirúrgico do câncer de pulmão, timo e esôfago.
Agende agora uma consulta com o Dr. Gustavo Bandeira!
O que é Cirurgia Torácica?
A cirurgia torácica é definida como a especialidade médica que trata as doenças cirúrgicas do tórax e do sistema respiratório.
A área abrange o diagnóstico, os procedimentos e os cuidados pré e pós-operatórios direcionados a pacientes que possuem uma ampla gama de condições de saúde, como derrame pleural, pneumonias recorrentes, hiperidrose, câncer de pulmão, doenças do mediastino, pectus e outras doenças.
Desse modo, o cirurgião torácico é o médico preparado para tratar as principais doenças cirúrgicas que acometem os órgãos e estruturas localizados na região do tórax. São eles: traqueia, brônquios, pleuras, parede torácica, mediastino e pulmões.
cuidado com você
Cirurgia Torácica: uma especialidade fascinante e desafiadora
A área da cirurgia torácica vem avançando continuamente ao longo dos últimos anos, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias médicas que permitem a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos menos invasivos na região do tórax.
Esta especialidade que é, ao mesmo tempo, fascinante e desafiadora, contribui diretamente para a qualidade de vida e a recuperação de pacientes.
Entre as condições que podem ser tratadas por meio da cirurgia torácica, estão: câncer de pulmão, nódulo pulmonar, derrame pleural, tumores do mediastino, deformidades da parede torácica, fraturas de arcos-costais e a hiperidrose.
Para atuar na especialidade, o cirurgião torácico precisa dominar tecnologias avançadas e ter habilidade para executar procedimentos cirúrgicos de alta complexidade. Isso exige anos de estudo e treinamento intensivo.
Quando procurar um cirurgião torácico?
O paciente deve ser encaminhado ao cirurgião torácico para diagnóstico, tratamento cirúrgico e manejo de doenças e condições que acometem a região do tórax, como, por exemplo, doenças de pulmão e esôfago.
O transplante de pulmões também é da competência do cirurgião torácico, assim como o tratamento cirúrgico do câncer de pulmão, timo e esôfago.
Agende agora uma consulta com o Dr. Gustavo Bandeira!
TRATAMENTOS
Confira aqui os principais tratamentos oferecidos pelo cirurgião torácico, Dr. Gustavo Bandeira!
agende uma consulta
Sua saúde em primeiro lugar
Para garantir um tratamento personalizado e adequado à necessidade de cada paciente, o Dr. Gustavo Bandeira trabalha com uma assistência individualizada, com precisão, embasamento técnico e conhecimento especializado.
Aqui, sua saúde vem em primeiro lugar e todas as etapas do tratamento, do primeiro atendimento ao pós-operatório, são acompanhadas de perto, com atenção e dedicação. Essa abordagem reforça a relação de confiança entre médico e paciente e contribui para bons prognósticos.
Agendar consulta